Diretoria da CAA/RS participa da abertura do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais


31.08.18   |   Geral

Evento acontece durante todo o dia de hoje (31), em Gramado

Nesta quinta-feira (30), em uma cerimônia marcada pela emoção, foi oficialmente aberto o Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais. O evento aconteceu no Hotel Alpestre, em Gramado, e contou com a presença de toda a diretoria da CAA/RS: a presidente Rosane Marques Ramos; o vice, Pedro Zanette Alfonsin; a secretária geral Cláudia Brosina; a secretária-geral adjunta, Melissa Telles Barufi; e o diretor tesoureiro Gustavo Juchem.

CLIQUE AQUI e veja o álbum de fotos completo do evento

Em seu discurso, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou a importância da união da advocacia brasileira diante do momento de crise moral, ética, política e econômica que o país atravessa. “Presenciamos o strip-tease moral das instituições, chamuscadas por denúncias de corrupção, que não pouparam qualquer dos Poderes - e levaram ao banco dos réus ex-presidentes, governadores e ex-governadores, ministros de Estado, parlamentares e alguns dos mais poderosos empresários do país”, apontou.

Em sua fala, o presidente da OAB do Espírito Santo e coordenador do Colégio, Homero Mafra, exaltou o trabalho da Ordem frente a "tristes e duros tempos", e prestou homenagem a toda a advocacia gaúcha no nome de José de Oliveira Ramos Neto - esposo da presidente da CAA/RS, falecido em 2010 e ex-presidente da Comissão de Prerrogativas e da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS.

Já o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, aproveitou a oportunidade para exaltar o papel da família, no suporte a todos os homens e mulheres de Ordem, no exercício de suas funções. Para isso, dedicou uma parte de sua fala à esposa, Tania. “Sem a sua compreensão, na retaguarda, no dia a dia da distância, não teria como desempenhar a minha missão frente à Ordem”, declarou, emocionando os presentes.  

Homenagens

A presidente da Câmara Municipal de Gramado, Manoela Caliari – outorgou o título de “Visitante Ilustre”, criado exclusivamente por ocasião do evento, aos integrantes da diretoria nacional da OAB e aos 27 presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Presenças

Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB; Felipe Sarmento, secretário-geral da OAB Nacional; Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional; Marcelo Lavocat Galvão, secretário-geral adjunto da OAB Nacional; Homero Mafra, presidente da OAB-ES e coordenador do Colégio; Fernanda Marinela, presidente da OAB-AL e subcoordenadora do Colégio; Roberto Busatto, Membro Honorário Vitalício da OAB Nacional; e Cléa Carpi da Rocha, conselheira federal pelo RS e detentora da Medalha Rui Barbosa.

Também estiveram à mesa: Euzébio  Ruschel, procurador-geral do RS; Edu Oliveira, deputado estadual pelo RS; João Alfredo de Castilho Bertolucci, prefeito de Gramado; Manoela Caliari, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; Aline Caspani Collet, diretora da Defensoria Pública do RS; Mariana Melara Reis, presidente da Subseção OAB Canela-Gramado; Bruno Pinto de Freitas, representante do Tribunal de Contas Estadual do Rio Grande do Sul (TCE-RS); Ricardo Peres, coordenador nacional das Caixas de Assistência da Advocacia; André Godinho e Valdetário Monteiro, conselheiros do CNJ; Leonardo Accioly, conselheiro do CNMP; Alexandre Lima Wunderlich, conselheiro federal pelo RS; Fernando Krieg da Fonseca e Marcelo Bertolucci, ex-presidentes da OAB-RS; Sulamita Santos Cabral, presidente do Instituto dos Advogados do RS; Rosane Marques Ramos, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS e coordenadora do Concad Sul; Artur Peixoto San Martin, diretor da Justiça do Trabalho de Gramado; Max Roberto Guazzelli, diretor da Promotoria de Justiça de Gramado.



Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS com infomações da OAB/RS