Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

01.11.17   |   Geral

Novembro é Azul e Dourado na CAA/RS

AF-13814-1_banner-site.jpg

Durante o ano inteiro a Caixa dos Advogados do RS (CAA/RS) promove — além dos serviços na área da saúde — o cuidado e o bem-estar dos profissionais e seus dependentes através das ações de prevenção. Neste sentido, realiza ações com dicas e alertas sobre fatores de risco e medidas preventivas, que possam contribuir com uma maior qualidade de vida para a classe e sua família. Neste mês de novembro, a campanha ‘Novembro Azul Dourado’ faz um alerta e chama atenção para dois tipos de câncer: o de próstata, que acomete os homens; e o câncer Infantil, que atinge crianças e adolescentes. A qualquer sinal ou sintoma suspeito procure um médico, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença.


Para a presidente da CAA/RS, esse tipo de ação institucional reforça o zelo pela saúde. “O tema mesmo que delicado, merece nossa atenção. Por isso a CAA/RS, se engaja e mobiliza as Subseções no interior para a divulgação e informação sobre o assunto”, disse Rosane Ramos.
Acompanhe as ações também o portal Previne (www.caars.org.br/previne).


Novembro Azul
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Prevenção: Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos.


Novembro Dourado
De acordo com o INCA o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Prevenção: Nos tumores da infância e adolescência, até o momento, não existem evidências científicas que deixem claro a associação entre a doença e fatores ambientais. Logo, prevenção é um desafio para o futuro. A ênfase atual deve ser dada ao diagnóstico precoce e orientação terapêutica de qualidade.


Fonte: Imprensa CAA/RS com informações INCA 

http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2017 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize