Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

14.09.18   |   Geral

Diretora da CAA/RS apresenta resultados do Mapeamento em Saúde

Explanação aconteceu durante a reunião mensal do Conselho da OAB/RS

Concluída em agosto, a primeira etapa do Mapeamento em Saúde da Caixa dos Advogados RS (CAA/RS) já tem os seus primeiros resultados. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (14), durante a reunião mensal do Conselho da OAB/RS, pela secretária-geral adjunta da Caixa e coordenadora da pesquisa, Melissa Telles Barufi. A presidente da entidade, Rosane Marques Ramos, a secretária-geral Cláudia Brosina, e o tesoureiro Gustavo Juchem também acompanharam a explanação.

A dirigente começou explicando como foi detectada a necessidade de realizar um levantamento amplo sobre a saúde dos colegas. “A Caixa investe cada vez mais em saúde preventiva e, para que nossas ações obtivessem o sucesso esperado, precisávamos conhecer a real necessidade de nosso público. Como não havia nenhum levantamento a este respeito, contatamos uma consultoria especializada em inovação e gestão em saúde, a Bee Touch, que desenvolveu uma plataforma digital exclusiva para a advocacia, considerando as melhores práticas em saúde, nacionais e internacionais. Assim, conseguimos medir a exposição a fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)”, afirmou Melissa.

A pesquisa ouviu 3095 colegas em quase um ano de coleta de dados. Em relação ao risco para DCNT, o Mapeamento demonstrou que quase 30,63% dos advogados estão em grau alto, e 9,16% médio, totalizando quase 40% na faixa que emite alarme. “E os quatro maiores fatores de risco a que estamos sujeitos são dieta, estresse, sedentarismo e sonolência”, comentou a diretora da CAA/RS. “Estes riscos somados demonstram que a nossa população está exposta a doenças mentais como exaustão, depressão, insônia, alem de doenças cardíacas”, completou.

Estratificação de dados

A ferramenta permite que as informações sejam estratificadas por regiões. Desta forma, é possível direcionar ações diferentes para cada uma delas. “Na Costa Doce, por exemplo, os homens tem um índice de sobrepeso maior do que as mulheres. Podemos verificar também onde os colegas estão mais expostos aos riscos pelo uso de tabaco ou outras substâncias, e desenvolver ações específicas”, garantiu a coordenadora do projeto.

Avaliação do Sistema OAB/RS

A pesquisa também quis saber o nível de satisfação da classe com o serviço prestado pelo Sistema OAB/RS. “Todos os dados serão entregues em forma de gráfico no relatório final, e as respostas dissertativas – que julgamos de estimável valor - já podem ser acessadas”, informou Melissa. 

Ações em prática

A partir dos resultados obtidos nesta primeira fase do Mapeamento em Saúde, a CAA/RS já está direcionando algumas ações. “Como foi o caso da criação do CAARS Kids; a produção de matérias informativas sobre saúde; a ampliação de convênios identificados como necessários ao bem estar dos advogados; e a contratação de mais profissionais na área da saúde para atender as demandas”, enfatizou a diretora da Caixa.

Inovação é saudada pelo presidente da OAB/RS

Ao final da apresentação, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, cumprimentou o empenho e a inovação da CAA/RS em realizar o levantamento. “Eu não tenho dúvidas, presidente Rosane e toda a sua diretoria, que este projeto será nacional. Que este exemplo, aqui do Rio Grande do Sul, será encampado pelo Conselho Federal da OAB, que pode fazer um grande censo nacional sobre a saúde dos advogados e advogadas, gerando ações com a maior precisão possível”, avaliou o presidente da Ordem gaúcha. 

Texto e fotos: Danielle Settin | MTB 9300

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2018 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize