Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

26.11.18   |   Geral

Mapeamento de Saúde CAA/RS: resultados são apresentados em reunião de Diretoria

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Pesquisa visa promoção de saúde e bem-estar da classe, de acordo com cada região

 

Os resultados do Mapeamento de Saúde da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) foram apresentados em reunião de Diretoria na última sexta-feira (23), na sede da entidade. O objetivo do estudo— pioneiro no Estado— visa tornar as ações e campanhas da CAA/RS cada vez mais efetivas e satisfatórias, alertando os advogados e advogadas sobre prevenção e alternativas para uma maior qualidade de vida da classe. Também presenciaram a exposição do material, os diretores da CAA/RS, Claudia Brosina e Gustavo Juchem, e os representantes da Bee Touch consultoria especializada em inovação e gestão em saúde, Ana Carolina Peuker e Felipe Scuciatto.

 

Acompanhando a tendência mundial em saúde preventiva, a CAA/RS foi buscar por meio de uma plataforma digital, pesquisar, estudar e propor caminhos que possam beneficiar a saúde, fomentando o bem-estar físico e mental da classe. Sob a coordenação da secretária adjunta, Melissa Telles Barufi, e supervisão da presidente Rosane Ramos, que junto à diretoria da entidade, acompanharam de perto a mobilização e participação da advocacia. “Nos dedicamos e alcançamos com a pesquisa um índice importante e com validade científica. Esses dados são fonte para elaboração de estratégias que visem promover o caráter preventivo e bem-estar dos colegas em cada região do Estado”, ressaltou Melissa. 

 

Apresentação e avaliação

O mapeamento em saúde da CAA/RS foi apresentado e pode ser descrito como um estudo epidemiológico pioneiro que contemplou a avaliação dos riscos de saúde dos advogados do RS. A coleta de dados ocorreu em plataforma eletrônica, com a disponibilização de link para acesso ao formulário. Após a realização da avaliação em saúde, cada participante recebeu, em tempo real, um feedback personalizado com os principais resultados de sua avaliação.

 

Dados

A pesquisa ouviu 3095 profissionais em quase um ano de coleta de dados, sendo 1982 mulheres (64,04%) e 1113 homens (35,96%). A amostra foi, em sua maioria, formada por advogadas na faixa etária entre 30 e 39 anos (24,88%), casadas (53,30%). Entre os homens, a maioria possuía entre 30 e 39 anos (12,99%) e eram casados (64,95%). Em relação ao risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), o Mapeamento demonstrou que quase 30,63% dos advogados estão em grau alto, e 9,16% médio, totalizando quase 40% na faixa que emite alarme. Os fatores de risco com maior evidência mencionados na pesquisa foram: dieta, estresse, sedentarismo e sonolência. 

Metodologia

Foi utilizada uma plataforma digital, que permitiu, além da coleta, a consolidação e o tratamento dos dados. Por meio da ferramenta de Business Inteligence foram aplicados algoritmos que cruzaram variáveis críticas e geraram indicadores úteis para a tomada de decisão em saúde pelos gestores da CAA/RS.

 

Análise

A partir da analise dos resultados, será definida como a utilização das melhores evidências disponíveis para a tomada de decisões custos-efetivos em saúde, com objetivo de instrumentalizar os gestores da CAA/RS no cuidado com a classe, considerando as especificidades de cada região.

 

Conclusão

Por fim, com base nos resultados deste I Ciclo do levantamento epidemiológico em saúde, foi elaborado um Plano de Ação Estratégico, sugerindo ações para aprimorar o rastreio e a redução dos fatores de risco em saúde, orientando a tomada de decisões em relação à saúde populacional dos profissionais do Direito, bem como para as políticas da organização nesse sentido, com base em evidências científicas. 

 

Texto: Priscila Rodrigues (MTB 16153) com informações Bee Touch Consultoria e Inovação em Gestão de Saúde

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2018 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize