Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias

16.05.18   |  Fisioterapia

Dica do Previne: Cuide da sua postura

Depositphotos.com


O uso demasiado do celular pode causar danos à saúde da sua coluna 

Cada vez mais o uso frequente do aparelho de celular está associado à uma prática comum no cotidiano, seja em função do trabalho, para a realização de pesquisas ou simplesmente para o entretenimento nas redes sociais. E o que sua saúde tem a ver com isso?

Estudos recentes revelam que o Brasil ocupa o 3º lugar entre os países que permanecem mais tempo conectados à internet via smarthphones. De acordo com a pesquisa da GlobalWebIndex, o tempo médio dos internautas brasileiros fica em torno de 2 a 4 horas diariamente. Isso quer dizer que além de consumir muita informação, as pessoas também precisam dar atenção à postura da coluna cervical.

“O problema não está no uso da tecnologia, mas na má postura adotada com o uso excessivo destes aparelhos" destaca a fisioterapeuta da CAA/RS, Chaiane Radtk Prates. De acordo com a profissional, o peso da cabeça de um adulto tem em média 6 quilos, ou seja, este é o peso que a coluna cervical precisa suportar fisiologicamente. Ao inclinar a cabeça para baixo, como costumeiramente as pessoas fazem para visualizar uma mensagem ou checar um e-mail, é gerada uma sobrecarga na coluna.

Para se ter uma ideia, uma inclinação num ângulo de 15 graus, por exemplo, a coluna recebe um peso de 12 kg a mais na postura. O número pode variar, de acordo com a inclinação, a mais comum se reflete na posição de 40 graus (cabeça apontada para baixo), onde há um acréscimo de 22 kg a mais no peso sobre a coluna. Com esses dados, já dá para ter uma percepção de quantas vezes a cervical é sobrecarregada a cada dia? Com o passar do tempo e a repetição desses movimentos, além das dores nas costas, outros incômodos poderão dar sinais nada agradáveis na região, como dor de cabeça intensa (cefaleias), contraturas musculares entre outros sintomas.

Previna-se
Cuidados podem ser feitos em qualquer idade, haja vista que adultos e crianças fazem o uso de dispositivos eletrônicos. "É preciso ter consciência corporal e principalmente ficar atentos à sobrecarga gerada a cada movimento. Devemos ter o entendimento que somente sete vértebras sustentam o peso da cabeça anatomicamente" reforçou Chaiane. A fisioterapeuta enfatizou ainda que também por esses motivos, o trabalho de prevenção ou tratamento para alguma patologia, seja tão importante. “Existem várias formas de se prevenir, uma delas é apoiar os cotovelos ao utilizar os dispositivos e manter os aparelhos na altura dos olhos levando atenção na postura. São cuidados simples, mas que fazem uma grande diferença na saúde da coluna” frisou.

Tratamentos
Para tratamentos da coluna cervical são indicados exercícios de mobilidade, relaxamento e em casos mais específicos são utilizados recursos como, ultrassom e infravermelho. Quem procurar ajuda de um profissional da área deverá passar por uma avaliação, após serão dadas as devidas orientações, como alongamentos específicos, dependendo da lesão.

Centro de Saúde
Para agendamento de consultas de fisioterapia, no Centro de Saúde da CAA/RS (Rua Washington Luiz, 1110, 4º andar), você deve ligar no telefone (51) 3287- 7458, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h. As consultas tem o custo R$ 20 (vinte reais) e devem ser agendadas previamente.

Unidade Trend
As especialidades de RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates são oferecidas na Unidade Trend da CAA/RS (Rua Manoelito de Ornelas, nº 55, 8º andar, em frente ao Foro Cível da Capital). Agendamentos devem ser telefones (51) 3287-7458 e (51) 3369-4500, nos seguintes dias: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras (das 8h30min às 14h30min) e nas terças-feiras, das 12h30min às 18h30min.

 

Texto: Priscila Rodrigues - MTB 16153

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

Publicações Relacionadas
SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2018 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize