Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias
APRESENTAÇÃO


Nos últimos 50 anos, a população brasileira mudou seu perfil. Dados das Organizações das Nações Unidas (ONU) no Brasil, afirmam que o índice de natalidade diminuiu enquanto o da população idosa mais do que duplicou, passando dos 2,4% nos anos 50 para 5,4% nos anos 2000. Conforme projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices apontam que a população brasileira idosa, em 2050, passará a responder por 17,3% do contingente nacional.

Um dado alarmante para as próximas décadas e que merece atenção, é de que a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos atuais 841 milhões para 2 bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global.

Diante deste quadro, é necessário preparar a população para viver mais e melhor, com disposição e saúde. Esta preparação inicia na infância e continua durante toda a vida, até chegar à terceira idade. E como fazer isto? Através da PREVENÇÃO. Prevenir tem o significado de preparar, chegar antes, impedir que se realize e neste sentido, as ações como medidas preventivas são definidas como intervenções orientadas a fim de evitar o surgimento da doença.

Há diferentes níveis de medidas de prevenção:

- Prevenção Primária: compreende ações destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Alguns exemplos destas ações são o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores transmissores de doenças.

- Prevenção Secundária: incorpora medidas que visam impedir a evolução de doenças já existentes, e em consequência suas complicações. Exames periódicos e auto-exame de mamas são exemplos de prevenção secundária.

- Prevenção Terciária: esse último nível engloba ações voltadas à reabilitação do indivíduo após a cura, ou controle da doença, a fim de reajustá-lo a uma nova condição de vida. Fazem parte dessas medidas a fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional e a colocação de próteses. Lida com a recuperação funcional de sequelas, que muitas vezes são irreversíveis.

A prevenção em saúde é uma tendência mundial, tanto em saúde pública quanto em saúde privada. Acompanhando este movimento, a Caixa de Assistência dos Advogados do RS lança o portal CAA/RS Previne - um projeto para informar, orientar e compartilhar dicas de prevenção para cuidar e acompanhar a saúde dos advogados e seus familiares.   

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2018 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize