Esporte e lazer | JARGS mobiliza advocacia de todas as regiões do Estado
16/10/2023
Prática esportiva reuniu mais de 500 advogados e advogadas em Porto Alegre
A manhã de sábado (14) ainda estava começando quando os primeiros advogados e advogadas chegaram ao credenciamento do Parque Esportivo da PUCRS e da It’s Esportes para mais uma edição dos Jogos da Advocacia do Rio Grande do Sul (JARGS). Promovidas pela CAARS, as atividades perduraram todo o dia com muita integração e mobilização entre os atletas nas onze modalidades disputadas.
“A Caixa de Assistência tem o esporte no seu DNA e este evento é mais uma comprovação disso”, discursou o presidente da entidade, Pedro Zanette Alfonsin, na abertura das competições. Nos esportes coletivos ou individuais, as marcas dos JARGS sempre foram o ponto de encontro entre diferentes regiões do Estado, a promoção do esporte e a confraternização entre a advocacia. Em 2023 não foi diferente, até mesmo com a inclusão de um novo esporte: o basquete.
Basquete e futebol feminino se destacam
Pela primeira vez em sua história, o esporte de bola ao cesto foi introduzido aos JARGS e contou com quatro equipes. “Eu acompanhava os JARGS há um bom tempo, tinha amigos que disputavam em outras modalidades, agora conseguimos viabilizar o basquete e ano que vem teremos ainda mais times”, afirmou o advogado Francisco Cassel Martins, da OAB São Leopoldo. De acordo com o atleta, por ser uma novidade, a modalidade superou as expectativas e disse que, no próximo ano, outras equipes se mobilizarão para participar.
O basquete foi disputado nas quadras do Parque Esportivo da PUCRS, que recebeu os jogos de futebol sete masculino e feminino, vôlei de quadra e tênis máster e livre. A It’s Esportes da Nilo Peçanha ficou com os esportes de areia: beach tennis masculino e feminino, vôlei de praia masculino e feminino e futevôlei masculino.
Outro destaque este ano ficou para o engajamento das advogadas do futebol feminino. Impulsionadas pelo projeto “Elas em Campo”, da CAARS, o campeonato contou com quatro equipes participantes e gerou mobilização entre as colegas para a ampliação da modalidade nas próximas edições.
“A OAB e a Caixa são grandes incentivadoras para o esporte. Tem uma importância social no sentido de ser um ponto de partida para que tenhamos um ambiente saudável para a prática do futebol feminino sem vergonha e sem medo”, opinou Letícia Filgueiras, de Porto Alegre, advogada participante do torneio. Segundo a atleta, existem muitos espaços para que as mulheres ocupem visando o crescimento do esporte não só no Sistema OAB/RS, mas na prática em geral.
Estrutura
No 8º andar do Parque Esportivo da PUCRS, em silêncio, os atletas disputavam as partidas de tênis livre e máster. Finalista da categoria máster, Alexandre de Souza, da subseção de Caxias do Sul, participou pela segunda vez dos jogos e acredita que o evento encurta laços entre os advogados. “A estrutura oferecida pela OAB/RS é fantástica e nos proporciona também ter contato com advogados de outras regiões”, apontou.
O espaço oferecido nos JARGS é destaque também entre os atletas do futebol masculino. Participante da equipe da OAB Tramandaí, o presidente da subseção, Tiago dos Reis Francisco, elogiou a estrutura do evento. “A assistência que tivemos, tanto médica, quanto na alimentação, foi um serviço de excelência para a prática esportiva”, contou.
Após os jogos, a celebração de encerramento dos jogos aconteceu no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier, onde os atletas receberam as medalhas e troféus de 1º, 2º e 3º lugar em suas modalidades.
Confira os campeões aqui.
Texto: Cassiano Cardoso | MTb 20791
16/10/2023