IV Encontro de Delegados | “Falar e Escrever Direito” é tema de palestra de abertura
09/12/2023
Comunicadora e professora de Língua Portuguesa, Cintia Chagas apresentou dicas de oratória e regras sobre o uso correto do idioma
A quarta edição do Encontro de Delegados da CAARS – Gestão 2022-2024 - começou de forma diferente da habitual. Por mais de uma hora, a comunicadora e professora de Língua Portuguesa Cíntia Chagas realizou palestra sobre oratória, postura profissional e uso adequado do idioma. O evento aconteceu no espaço OAB Cubo nesta quinta-feira (7), e contou com a participação de delegados, presidentes e advogados inscritos para assistir à convidada.
Confira as fotos da palestra aqui.
Cintia iniciou falando sobre oratória e imagem. Para a especialista, a apresentação pessoal tem impacto direto na segurança transmitida aos clientes e, consequentemente, no sucesso profissional. Para ilustrar, citou frase da estudiosa comportamental norte-americana Amy Cuddy “Fake it until you make it”, finja até conseguir. “De acordo com ela, não é o nosso interno que gera a sensação de poder, mas o contrário: é o externo que gera poder”, explicou, sugerindo que todos adotem postura de vencedor e cuidados com a imagem – como maquiagem bem feita, cabelos bem cuidados, barba aparada e roupas alinhadas.
Sobre a linguagem, a professora elencou hábitos que considera inadequados, como uso de termos em inglês ou em latim (no caso da advocacia); e alguns erros comuns cometidos no dia a dia. “A nível de, por exemplo, apenas se se tratar de 'a nível do mar’. No sentido de ‘em relação a’, o correto é ‘em nível de’”, explicou. E concluiu explicando a correta forma de agradecer. ‘Muito obrigada, sou eu quem agradece. Bom dia a todos”, sendo aplaudida em pé pelos presentes.
Texto: Danielle Settin | Jornalista Mtb 9300
09/12/2023