Vale do Taquari | CAARS institui Auxílio Extraordinário para advocacia atingida pelas enchentes
14/09/2023

Aporte de até três salários mínimos será avaliado mediante solicitação feita até 30 de outubro à diretoria da entidade
Empenhada em oferecer assistência aos colegas das subseções de Lajeado, Estrela e Encantado — atingidos recentemente pelas enchentes no Vale do Taquari— a CAARS formalizou hoje (13) a criação do Auxílio Extraordinário. A proposta é conceder suporte financeiro de até três salários mínimos aos regularmente inscritos na OAB/RS em situação de carência econômica e que tenham sido prejudicados pela calamidade pública —principalmente em Roca Sales, Muçum e Cruzeiro do Sul.
O termo foi assinado pelos presidentes da OAB/RS e da CAARS, Leonardo Lamachia a Pedro Alfonsin . “É a maneira que encontramos de ajudar a reconstruir a vida destes colegas que, assim como toda a população das cidades devastadas pelas chuvas, precisam da nossa colaboração como sociedade”, afirmou o presidente da Caixa. “Não vamos deixar nossos colegas desamparados. Recebemos relatos de dezenas de advogadas e advogados que perderam seus escritórios. Diante dessa triste situação, não estamos medindo esforços para auxiliar quem mais precisa, com um pacote completo de ações concretas, como estes auxílios da CAARS, além de estações emergenciais de trabalho em Encantado, Lajeado e Estrela", reforçou o dirigente da Ordem gaúcha. Além do aporte financeiro, a CAARS deslocou assistentes sociais para a região do Vale do Taquari, para acolhimento e busca aos advogados. Até o momento, mais de 40 colegas já foram atendidos.
Como vai funcionar?
Os pedidos de Auxílio Extraordinário devem ser encaminhados até o dia 30 de outubro para o e-mail [email protected] com declaração de necessidade econômica firmada pelo advogado. O requerente deve ter inscrição na OAB/RS e estar em situação regular com a tesouraria da instituição. As solicitações serão analisadas pela diretoria da CAARS, em caráter de emergência. O valor concedido será de até três salários mínimos, a ser pago em parcela única.
Texto: Danielle Settin | Jornalista Mtb 9300
14/09/2023